Postagens

Pesquisar este blog

12 março, 2011

Aves Ciconiiformes e Suliformes

Cegonhas e Jaburus

Aves Ciconiiformes

Cabeça-Seca
(Mycteria americana)

Cabeça-seca é uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. É típico da América, ocorrendo desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina, estando presente em quase todo o Brasil. Também conhecido como passarão, jaburu-moleque, cabeça-de-pedra e trepa-moleque (os dois últimos no estado de Mato Grosso. No sul do Brasil é conhecido principalmente por tuiuiú, enquanto que o Jabiru mycteria é conhecido como jabiru.
O cabeça-seca lembra o tuiuiú, mas é menor. Mede de 80 a 100 cm de comprimento e pesa cerca de 3 kg. É branco, exceto as penas da cauda, que são negras, e o bico, o pescoço e as pernas, que são cinzentas. O bico é ligeiramente curvado para baixo.
A alimentação é, basicamente, formada por peixes, rãs e insetos.
O cabeça-seca habita áreas alagadas, lagoas e pantanais permeados de florestas. Vive em bandos, alimentando-se aos grupos. Geralmente a fêmea faz seu ninho juto ao das garças, e põe de 3 a 5 ovos. Os filhotes nascem cobertos de penas e penugens, inclusive no pescoço, que é nu nos adultos. Quando jovens se agrupam, vivendo à parte dos casais adultos.


Juvenile wood stork flying

Wood stork, head detail

Cabeça-Seca-Pintado
(Mycteria leucocephala)

Painted stork head portrait

Painted stork regurgitating fish for juveniles

Maguari

O maguari (Ciconia maguari) é uma ave ciconiiforme da família dos ciconiídeos, encontrada em grande parte da América do Sul, sendo comum nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e restrita na Amazônia e no Nordeste do Brasil.
Possui plumagem branca, rêmiges, coberteiras superiores e cauda negras, região perioftálmica e base do bico nuas e vermelhas, sofrendo pressão de caça na Amazônia. É conhecida ainda pelos nomes de cauanã, cauauá, cauauã, cegonha, jaburu-moleque, joão-grande, maguarim, mauari, tabujajá, tapucaiá e tubaiaiá.


Ceconha-Branca-Oriental

A Cegonha-branca-oriental (Ciconia boyciana ) é uma espécie de cegonha ameaçada de extinção. Distingue-se da cegonha-branca pelas suas patas vermelhas.

Oriental white stork feeding chicks at nest

Oriental white stork

Cegonha-Branca

A cegonha-branca (Ciconia ciconia) possui plumagem branca, exceto nas rêmiges das suas asas, que são de um negro lustroso. A cegonha adulta pode atingir a altura de tanto quanto 1,2 m, medindo quase 1,2 m de comprimento do corpo, com uma magnífica envergadura das asas, que podem estender-se até 2 m. Seu longo bico vermelho, amplo na base e pontiagudo, é usado pela cegonha para buscar no lodaçal rãs, peixes ou pequenos répteis. Além de pequenas criaturas aquáticas, alimenta-se de gafanhotos e locustas, e pode também recorrer a carniça e detritos.
A alimentação da Cegonha branca é muito variada. Baseia-se especialmente em pequenos animais que são capturados vivos. Inclue insetos, vermes e pequenos vertebrados (mamíferos, peixes, repteis e anfíbios). Para, além disso, as Cegonhas recorrem também com alguma freqüência a desperdícios gerados pelo Homem e que são obtidos em lixeiras. O alimento é procurado em terrenos abertos ou em zonas de água pouco profunda, caminhando ou correndo com o bico apontado para o chão. As cegonhas brancas associam-se também com freqüência a máquinas agrícolas, capturando os pequenos animais que estas afugentam. Localização dos ninhos: as cegonhas brancas podem instalar os seus ninhos em árvores, falésias e num vasto leque de estruturas artificiais (telhados, chaminés, postes de eletricidade). Podem criar isoladamente ou formar colônias, por vezes em associação com outras espécies de aves nomeadamente garças.


White stork landing with nesting material

White stork taking off

Cegonha-Preta

A cegonha-preta (Ciconia nigra) é uma ave ciconiforme da família das cegonhas. Habita lagos, rios ou regiões alagadas rodeadas por densas florestas. A cegonha preta distribui-se, em Portugal, apenas pelas regiões mais interiores, inóspitas e isoladas. Os troços internacionais dos rios Douro, Tejo e Guadiana oferecem para esta espécie condições privilegiadas, sobretudo devido à fraca perturbação humana que aí se registra e à abundância de locais de nidificação.
É um animal fortemente migrante, excetuando os espécimes da península Ibérica que são residentes.


Immature black stork in flight

Black stork in flight, lateral view

Cegonha-de-Abdin
(Ciconia abdimii)

Abdim's stork, side profile

Abdim's stork in flight

Abdim's stork preening

Cegonha-de-Bico-Amarelo
(Mycteria ibis)

Yellow-billed stork

Group of adult yellow-billed storks, one resting

Yellow-billed stork fishing from waters edge

Cegonha-Leitosa
(Mycteria cinerea)

Milky stork fishing

Group of milky storks fishing

Cegonha-Faturada-Cela
(Ephippiorhynchus senegalensis)

Female saddle-billed stork in water lettuce

Saddle-billed stork showing underside of wings while in flight

Female saddle-billed stork landing

Cegonha-de-Pescoço-Negro
(Ephippiorhynchus asiaticus)

Black-necked stork pair (male on left)

Immature black-necked stork in flight, ventral view

Bico-Aberto
(Anastomus oscitans)

Asian openbill in flight with nesting material in beak

Asian openbills shading chicks with wings

Cegonha-de-Storm
(Ciconia stormi) 

Storm's stork in tree

Storm's stork in flight carrying nest material

Jaburu

O jaburu (Jabiru mycteria), também conhecido popularmente como tuiuiú é o nome de uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. É considerada a ave-símbolo do Pantanal e é encontrada desde a Região Norte até São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e desde o México até o Paraguai, o Uruguaie o norte da Argentina, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai.
O jaburu é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento e mais de 1 metro de altura, e pesar 8 kg. A envergadura (a distância entre as pontas das asas, abertas) pode chegar a quase 3 metros. O bico tem 30 cm, é preto e muito forte e a fêmea, geralmente, é menor que o macho.Devido a sua beleza exuberante, chama a atenção de todos os turistas que freqüentam o Pantanal.
O habitat do jaburu são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes juntos a garças e outras aves. A fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos.
Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.


Jabiru stork

Jabiru storks displaying

Marabu

É uma ave muito grande. Chega a atingir uma altura de 150 cm, um peso superior a 9 kg e uma envergadura de asas de 3,5 m. Partilha com o condor-dos-andes e o albatroz-errante a distinção de possuir a maior envergadura de asas das aves terrestres. Ao contrário dos restantes géneros da família, voa com o pescoço retraído, tal como uma garça. Este voo é característico do género Leptoptilos.
O marabu é inconfundível devido ao seu tamanho, cabeça e pescoço pelados, dorso negro e parte inferior branca. Tem um bico enorme, um saco gular rosado, uma gola de penas, e as pernas e asas negras ou cinza escuras. Não existe grande dimorfismo sexual, mas os jovens são mais acastanhados e possuem um bico menor. A maioridade é atingida aos quatro anos.

Marabu-Africano
(Leptoptilos crumeniferus)

Preening marabou stork

Marabou stork flying with legs dangling

Marabou stork flying

Marabu-Pequeno
(Leptoptilos javanicus)

Lesser adjutant

Lesser adjutant being mobbed by red-wattled lapwing

Marabu-Grande
(Leptoptilos dubius)

Greater adjutant standing on branch

Greater adjutant in flight

Aves Suliformes

Atobá-Pardo

Alcatraz-pardo ou atobá-pardo (Sula leucogaster) é uma espécie de ave ciconiforme da família Sulidae.
O alcatraz é uma ave característica dos mares tropical e subtropical, inclusive das costas e mares brasileiros. A sua plumagem é cor de café com a barriga branca. A garganta e o loro são nus, encarnados. Os filhotes são inteiramente brancos. Alimenta-se de peixes, que captura mergulhando. São também conhecidas como toba, mergulhão, mambembo, mumbebo.

Brown booby in flight

Female with brown booby chick

Brown booby in coastal habitat

Atobá-Grande

O Atobá-grande (Sula dactylatra) é uma espécie costeira de atobá, a maior dos sulídeos. Tais aves chegam a medir até 86 cm de comprimento, com plumagem branca e asas com primárias e secundárias negras. Além disso, possuem ainda o bico amarelado com a base e ao redor dos olhos formando uma máscara escura, íris amarela e pés oliváceos ou plúmbeos. São conhecidas ainda pelo nome de piloto-branco.

Masked booby

Juvenile masked booby in flight

Masked boobies

Atobá-de-Pés-Azuis

A atobá-de-pés-azuis (Sula nebouxii) é uma espécie de ave suliformes da família dos atobás que habita ilhas do Pacífico nas costas da América tropical.

Blue-footed booby 'dancing' courtship display

Blue-footed booby at nest with eggs

Blue-footed booby taking off from water

Atobá-de-Patas-Vermelhas 
(Sula sula)

Red-footed booby

Red-footed booby portrait

Red-footed booby flying

Alcatraz-de-Nazca 
(Sula granti)

Nazca booby in flight

Nazca booby with newly hatched chick

Non-breeding Nazca booby molesting chick

Cagarra

Calonectris edwardsii (Oustalet, 1883), conhecido pelo nome comum de cagarra, é uma ave marinha de média dimensão pertencente à família Procellariidae. É considerada como um endemismo do arquipélago de Cabo Verde e da região biogeográfica da Macaronésia.
A cagarra-de-cabo-verde foi originalmente descrita em 1883 por Émile Oustalet como uma espécie autónoma no género Calonectris, mas foi posteriormente considerada como uma subespécie de Calonectris diomedea. A situação foi revertida em 1995 pela publicação de uma anális taxonómica da autoria de Cornelis Hazevoet que demonstra que a população cabo-verdiana constitui uma espécie distinta.
C. edwardsii apresenta um bico afilado e escuro, com a cabeça e a parte dorsal mais escura que qualquer das subsespécies de C. diomedea. Também o voo é mais parecido com o das pardelas. com uma postura das asas mais rígida e batidas mais rápidas. A aparência geral, comparada com C. diomedea, é de uma ave mais pequena, mais com corpo mais esguio e angular.

Ventral view of Cape Verde shearwater

Cape Verde shearwater flying close over waves


Corvo-Marinho-de-Orelhas
(Phalacrocorax auritus)

O corvo-marinho-de-orelhas mede entre 70 e 90 cm de comprimento, com envergadura alcançando entre 114 e 132 cm e peso entre 1,2 e 2,5 kg. Ambos os sexos são semelhantes, apresentando plumagem escura, um longo pescoço e base do bico amarelada ou alaranjada. Durante o período reprodutivo, apresentam uma crista branca, negra ou alvinegra em cada lado da cabeça, acima dos olhos. A íris é esverdeada. Juvenis possuem plumagem castanha ou cinzenta.

Double-crested cormorant preening

Double-crested cormorant landing

Double-crested cormorant fishing

Corvo-Marinho-dos-Baixios
(Phalacrocorax neglectus)

Bank cormorants with kelp gull

Bank cormorant stealing nest material from neighbouring nest

Group of bank cormorants

Cormorão
(Phalacrocorax ranfurlyi)

Bounty Islands shag adult in breeding plumage

Bounty Islands shag adult in breeding plumage

Bounty Islands shag adults on cliff

Cormorão
(Phalacrocorax onslowi)

Chatham Island shag, side view

Chatham Island shag colony with adults and young

Cormorão
(Phalacrocorax nigrogularis) 

Socotra cormorant in flight

Socotra cormorant

Socotra cormorant colony, showing adults and juveniles

Cormorão
(Phalacrocorax colensoi)

Auckland Islands shag in flight

Auckland Islands shags, one preening

Auckland Islands shags with nesting material

Cormorão
(Phalacrocorax featherstoni)

Pitt Island shag on rock

Pitt Island shag preening

Pitt Island shags

Cormorão
(Phalacrocorax chalconotus)

Stewart Island shag on rock

Stewart Island shag on water

Group of Stewart Island shag on hillside

Cormorão-de-Pernas-Vermelhas
(Phalacrocorax gaimardi)

Adult red-legged cormorant with three juveniles at nest

Red-legged cormorant in flight

Red-legged cormorant landing at nest site

Cormorão
(Phalacrocorax campbelli)

Campbell Island shag lying on ground

Campbell Island shags on seashore

Campbell Island shag adult and juvenile

Cormorão
(Phalacrocorax magellanicus)

Rock shag side profile

Rock shag in flight

Rock shag hopping between rocks

Cormorão-Pequeno
(Phalacrocorax niger)

Little cormorant on ground

Little cormorant perched on dead tree

Little cormorant in flight

Corvo-Marinho-Imperial
(Phalacrocorax atriceps)

Imperial shag

Imperial shag pair by nest

Imperial shag with wings outstretched

Corvo-Marinho-do-Cabo
(Phalacrocorax capensis)

Cape cormorants at nest with chicks

Cape cormorant, side view

Cape cormorant in flight in breeding plumage

Corvo-Marinho-de-Crista

O corvo-marinho-de-crista ou galheta (Phalacrocorax aristotelis) é uma ave da família Phalacrocoracidae e da ordem pelecaniformes. Tem a plumagem totalmente preta e, na época de cria, apresenta uma pequena crista ou poupa no alto da cabeça.
Contrariamente ao seu congénere corvo-marinho-de-faces-brancas, o corvo-marinho-de-crista tem uma distribuição estritamente costeira, não ocorrendo em águas interiores. Distribui-se principalmente por ilhas e por sectores da costa rochosa. Em Portugal, a principal colónia desta espécie situa-se nas Berlengas.
Esta ave é residente, o que significa que permanece durante todo o ano nas zonas de reprodução.

Shag pair

Shag adult and chicks, asleep on nest

Shag calling with wings stretched

Corvo-Marinho-de-Faces-Brancas

O cormorão ou corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo) é uma ave da ordem dos pelecaniformes, com ampla distribuição geográfica. A espécie ocorre em todo o continente africano, Europa, Ásia central e do sul, Oceania e América do Norte. Habita principalmente zonas costeiras, mas também pode ser encontrado em lagos interiores, áreas pantanosas e estruturas artificiais como barragens.
O corvo-marinho-de-faces-brancas tem aproximadamente 90 cm de comprimento e cerca de 150 cm de envergadura. A sua plumagem é bicolor: preta com brilho esverdeado no dorso, asas e parte posterior do pescoço, e branca na zona da face, garganta, peito e ventre. Na época de reprodução, os adultos adquirem uma mancha branca na parte exterior das coxas. Como em todos os cormorões, o pescoço é longo e o bico é ligeiramente encurvado na ponta. Os olhos são verdes e a pele em seu redor é amarela. O papo verde é uma das características distintivas da espécie.

Cormorant on water

Cormorant drying wings

Cormorant in flight

Biguá

O biguá (Phalacrocorax brasilianus) é uma ave da família dos falacrocoracídeos. Tais aves habitam boa parte da região que vai do México à América do Sul, medindo cerca de 75 cm de comprimento e com coloração negra, saco gular amarelo e tarsos negros. Também são conhecidas pelos nomes de biguá-una, imbiuá, mergulhão, miuá e pata-d'água. Esse magnífico animal carece da glândula uropigial, que libera substâncias que deixam as penas impermeáveis a água por isso apresenta vantagem em relação aos outros pássaros na hora da caça, já que com a água suas penas se tornam mais pesadas e retém menos ar, fazendo com que ele mergulhe mais rapidamente. O nome biguá vem do tupi Mbiguá, que foi aportuguesado com o tempo.





Carará ou Mergulhão

O carará ou biguatinga (Anhinga anhinga) é uma ave ciconiforme anhingídea, também conhecida como anhinga, arará, meuá, miuá e muiá. A espécie habita os rios e lagoas do Sul dos E.U.A. até ao Norte do Chile e da Argentina.
A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo o macho preto e a fêmea mais colorida, com a cabeça, pescoço e peito cinza-amarelados, as rêmiges do braço e as coberteiras superiores das asas marginadas de cinzento, ou dessa cor, e a ponta da cauda branca. Os cararás têm comprimento médio de cerca de 85 cm para 120 cm de envergadura nas asas.
As penas do carará não são impermeáveis como as dos patos e não segregam óleo que mantenha a água à distância. Em conseqüência, as penas podem armazenar quantidades de água que provocam a má flutuação do animal. Esta característica é, no entanto uma vantagem, visto que permite ao carará um mergulho mais eficiente debaixo de água. Tal como os outros membros da família Anhingidae, o carará caça durante mergulhos em que fica totalmente submerso. Quando necessário, o carará seca as penas abrindo as asas ao sol.

Ficheiro:Anhinga anhinga f 1.jpg

Mergulhão-Serpente
(Anhinga melanogaster)

Oriental darter flying above water

Oriental darter about to take off from water

Oriental darter taking off from water

Fragatas

As fragatas são aves pertencentes à família Fregatidae é ao seu único gênero Fregata. O seu nome comum está relacionado com o seu hábito de assaltar outras aves marinhas, tal como as fragatas de guerra.
As fragatas são aves de grande porte, com asas compridas e estreitas que representam a menor superfície de asa por unidade de peso do mundo das aves. Têm cerca de 1 metro de comprimento, mais de dois de envergadura e uma cauda longa e bifurcada. A sua plumagem é geralmente preta ou preta e branco e os macho apresentam um com saco gular vermelho.
As fragatas não conseguem andar em terra, nadar nem levantar vôo de uma superfície plana. São por isso aves pelágicas que só pousam em penhascos durante a época de reprodução. São, no entanto aves extremamente rápidas em vôo picado sobre o mar ou sobre outras aves.

Fragata-Comum

A fragata-comum ou tesourão (Fregata magnificens) é uma ave da família Fregatidae.
A fragata-comum tem cerca de um metro de comprimento e mais de dois de envergadura, pesa apenas 1,5 kg. É a ave com maior superfície de asa por unidade de peso. O macho é preto e distingue-se por um saco gular vermelho. A fêmea é menor, tem cabeça anegrada e peito branco. Os juvenis têm cabeça branca.
Apenas um ovo é posto no ninho de gravetos solidificado através de fezes. O casal incuba o filhote alternadamente durante 40 dias. Alimenta-se de peixes capturados na superfície, não mergulha. Molesta as outras aves à procura de peixes regurgitados. Muitas vezes os atobás e grazinas conseguem se livrar das fragatas pousando na água, uma vez que estas aves não conseguem nadar.

Magnificent frigatebird male courting a female

Magnificent frigatebird chick in nest with male displaying to female

Magnificent frigatebird male displaying

Fragata
(Fregata aquila) 

Female Ascension frigatebird in flight, ventral view

Male Ascension frigatebird in flight

Tesourão-Grande

O tesourão-grande (Fregata minor) é uma grande ave oceânica dispersiva na família Fregatidae. Grandes populações são encontradas no Oceano Pacífico (incluindo Ilhas Galápagos) e Oceano Índico, assim como uma população no Atlântico Sul.
É uma ave oceânica grande com corpo leve ed até 105 cm de comprimento com plumagem negra predominante. A espécie exibe dimorfismo sexual; a fêmea é maior que o macho adulto e possui garganta e peito brancos, e as penas scapular do macho possuem purple-green sheen. Na estação de reprodução, o macho é capaz de distender um saco gular vermelho. A espécie se alimenta de peixes capturados em vôo da superfície do oceano.

Female great frigatebird

Great frigatebird chicks on nest

Immature great frigate bird

Fragata-Natalina
(Fregata andrewsi)

Male Christmas frigatebird displaying

Christmas frigatebird in flight

Female Christmas frigatebird on nest

Tesourão-Pequeno
(Fregata ariel)

Lesser frigatebird male returning to nesting colony to feed chick

Lesser frigatebird juvenile taking off

Lesser frigatebird perched on branch

Nenhum comentário: