Postagens

Pesquisar este blog

06 março, 2011

Ungulados 5

Damão, Hírax ou Hírace

Os hiracóides (do latim científico Hyracoidea) são uma ordem de mamíferos placentários do clado dos Afrotheria, que inclui apenas a família, os procaviídeos (Procaviidae) com os três géneros e 4 espécies existentes de damão, hírax ou hírace. Actualmente o grupo está representado apenas em África.
Os dassies são animais de pequeno a médio porte, que podem medir entre 30 a 70 cm de comprimento e pesar entre 2 e 5 kg. Têm patas e caudas curtas, cabeça pequena e cor acastanhada. Estes animais, apesar de serem mamíferos, não conseguem efectuar uma termorregulação eficiente e, em consequência, passam bastante tempo ao sol, para se aquecerem. Também não têm dentes incisivos na zona frontal dos maxilares, sendo o corte das ervas e outros vegetais de que se alimentam assegurado somente pelos dentes laterais.
A palavra "coelho", ou "lebre" foi usada em vez de "hírax" muitas vezes em algumas das primeiras traduções da Bíblia para língua inglesa. Os tradutores Europeus dessa altura desconheciam o hírax (em hebraico: שָּׁפָן Shaphan), e consequentemente não tinham designação para ele. Na tradução de João Ferreira de Almeida é designado por querogrilo. Existem referências a híraxes no Antigo testamento particularmente em Levítico 11, onde são correctamente descritos como não tendo casco fendido, e, portanto não sendo kosher. É também dito que o hírax rumina. No entanto, esta observação é devida ao hábito do hírax mastigar sem que tenha ingerido nada, parecendo que está a ruminar (os híraxes estudados pelos Hebreus talvez estivessem em cativeiro). Algumas traduções modernas referem-se a eles como arganazes. Shaphan era também o nome do escriba do Rei Josias.
É também dito que o nome Hispania poderá derivar do modo como os marinheiros fenícios que visitaram a costa de Espanha designavam o lugar, "terra dos Coelhos", tomando o coelho-europeu pelo damão-do-cabo (Procavia capensis) da sua terra de origem, saphan em língua nativa, que poderia ser pronunciado span.


Damão-do-Cabo
(Procavia capensis)

Rock hyrax basking

Female and young rock hyrax huddling to conserve body heat

Rock hyrax family group in coastal habitat

Hírax-Arbusto
(Heterohyrax brucei)

Bush hyrax climbing on thorny twigs

Bush hyrax adult with young

Adult and young bush hyrax

Damão encontrado na parte Oeste e Centro da África
(Dendrohyrax dorsalis)





Damão encontrado no Sul da África
(Dendrohyrax arboreus) 

Southern tree hyrax feeding in a tree

Southern tree hyrax feeding on leaves

Adult southern tree hyrax

Um comentário:

Anônimo disse...

The colors tend to be primary with simple graphics and styling.
The gangster-inspired and hooded clothings are added with neon and bright colors at present.

These items can range from a simple coverage like a vest
that.

My web blog ... you can try these out